segunda-feira, 13 de maio de 2019

Auto-retrato (Maria Teresa Horta)

Fotografia de Daniel Rocha no diário Público (14-03-2012)



AUTO-RETRATO

Eu sou outra em mim mesma
e sou aquela

Sou esta
dançando sobre as lágrimas

Sou o gozo
no gosto de ser espelho
e me faz multiplicar em todo o lado

Eu sou múltipla
veneno em minha veia

Estrangeira
rasgando o seu passado

Sou cruel
dúplice e sedenta
mil vezes morri no desamparo

Eu sou esta que nego
e a outra onde me afirmo
faço nela e naquela o meu retrato

E se na história desta me confirmo
na vida da outra não me traio

Feita de ambas à beira do abismo
sou a mesma mulher nascida em Maio

Maria Teresa Horta

Poesia Reunida (2009)

(Lido aqui: Ler para ser)


Pode ser lida esta entrevista de Helena Vasconcelos com Maria Teresa Horta no diário Público: "A luz incandescente de Maria Teresa Horta" (14-03-2012)


Entrevista de Anabela Mota Ribeiro