quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Nuno Markl conta-nos uma história



Este vídeo inaugura una nova etiqueta no blogue Um Reino Maravilhoso: "Vídeos com histórias". Aí vão encontrar isso de que toda a gente gosta: ouvir histórias. Gostamos de ler, mas adoramos ouvir que alguém nos conte alguma coisa, e se dá para rir, muito melhor. É ou não é?

Antes podiam ser lidos neste blogue textos em português e, às vezes, podíamos ouvir poesia declamada. Agora, para além disso, vamos ouvir histórias. Contadores de histórias? Stand up Comedy? Bom, tanto faz. Português oral, ao vivo, pronto.

O primeiro convidado é Nuno Markl, que fala no True Tales 2012 - Tivoli BBVA.

Para quem não conhecer Nuno Markl, eis o que nos conta de si próprio:

Nasci em 1971, com uma quantidade insana de nomes - seis, para ser mais exacto: Nuno Frederico Correia da Silva Lobato Markl. Já fui jornalista sério, mas contrariado.

Em 1995 larguei isso e dediquei-me ao humor de forma profissional, trabalhando nas Produções Fictícias em programas como Herman Enciclopédia, Paraíso Filmes, O Programa da Maria ou Os Contemporâneos. Pelo meio criei O Homem Que Mordeu o Cão, na Rádio Comercial, e isso tornou-se um fenómeno tão avassaladoramente gigante, que ainda não sei bem como é que aquilo aconteceu. Sei que deu origem a um punhado de livros e que, só à conta das vendas do primeiro, comprei uma casa gira.

Deixei a Comercial para perseguir novas aventuras radiofónicas noutro lugar e conheci lá a minha musa Ana, com quem tenho um filho que é a criação mais extraordinária da minha vida - melhor ainda do que o sketch Pai Natal Vs Menino Jesus, do Herman Enciclopédia!

Regressei à Comercial para fazer A Caderneta de Cromos, a rubrica que me faltava fazer e que eu gostaria que alguém tivesse feito antes para eu ouvir, mas como ninguém fez, faço-a eu. Estreei-me no cinema como actor (!) em A Bela e o Paparazzo, do grande António-Pedro Vasconcelos. Deve estar para aí em DVD. Vejam, que é um filme de amor. E o amor é bonito.

(Rádio Comercial)


E aqui, o blogue dele: Há vida em Markl.