sexta-feira, 4 de março de 2011

Prestação da casa aumenta até 80 euros este ano


Impactos num empréstimo de 150 mil euros
Prestação da casa aumenta até 80 euros este ano
Por Rosa Soares

As famílias portuguesas com empréstimo da casa associado às taxas Euribor vão sentir, nos próximos meses, um agravamento substancial na prestação mensal.


Estas taxas já estão a subir há um ano, de forma gradual, mas a possibilidade admitida ontem pelo Banco Central Europeu (BCE) de poder subir as suas taxas directoras no próximo mês vai acelerar a escalada destes indexantes.

Prova disso, os contratos de futuros sobre as taxas de juros, negociados em bolsa, registaram ontem uma forte subida, que poderá agravar-se ainda mais nas próximas sessões.

Os contratos de crédito à habitação estão indexados às taxas Euribor - fixadas no mercado Interbancário a partir de intenções de empréstimos de um grupo alargado de bancos -, e não aos contratos de futuros. Mas estes contratos reflectem a expectativa dos bancos para a evolução das taxas Euribor nos próximos meses, e mesmo sem a novidade de ontem (as declarações de Trichet) já estão bastante altas.

Para avaliar essa diferença, a Euribor a três meses fixou-se ontem, no mercado interbancário, a 1,098 por cento, mas o contrato de futuros a vencer em Junho, sobre a mesma Euribor a três meses, tinha ontem um valor de 1,640 por cento. O contrato da mesma taxa para Setembro sobe para 1,910 por cento e o de Dezembro para 2,135 por cento.

Fazendo uma simulação simples, de um empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, com um spread (margem do banco) de 0,7 por cento, e utilizando a média mensal da Euribor a três meses (de Fevereiro), verificamos que esse empréstimo vai pagar uma prestação de 538,59 euros mensais, apenas mais três euros face ao que estava a pagar desde Dezembro, quando ocorreu a última revisão de taxa, mas mais 30 euros que no ano passado.


A notícia completa no diário Público (4-2-2011)