Este texto não é recente, mas tanto faz.
ADEUS, LÍNGUA PORTUGUESA
Parece que toda a gente esqueceu uma leizinha que andava por aí sobre a utilização de termos estrangeiros nas mensagens de mass media.
Primeiro foi o concurso Big Brother. Tá bem, era o nome de um produto internacional... tem desculpa.
Depois foi a Vodafone com o seu slogan (claim, tag line, o que quiserem) How are you? Ninguém protestou. Agora aparece um novo serviço da TV digital, o video-on-demand. Basta adquirir uma Powerbox e... esperem lá, isto não é o serviço nacional? Chamar-lhe "Videos Pedidos" ou "Caixa do Poder" é piroso, mas há por aí muito copy que adoraria ter a oportunidade de criar nomes portugueses para isso.
Finalmente, os cartazes desse amor de pópó que é o Citroen C2. Há dois, cada um deles com o seu argumento de venda. Um diz JUST DRIVE IT. O outro desafia POWER TO THE PEOPLE. Ainda vamos ter saudades da língua portuguesa.
Artur Tomé
copywriter