segunda-feira, 14 de março de 2022

Baltasar Lopes - Saudade fina de Pasárgada


 

SAUDADE FINA DE PASÁRGADA

Em Pasárgada eu saberia
onde é que Deus tinha depositado
o meu destino…
e na altura em que tudo morre..
(Cavalinhos de Nosso Senhor correm no céu;
A vizinha acalenta o choro do filho rezingão;
Tói Mulato foge a bordo de um vapor;
O comerciante tirou a menina de casa;
Os mocinhos da minha rua cantam:
indo eu, indo eu, a caminho de Viseu…)

na hora em que tudo morre,
esta saudade fina de Pasárgada
é um veneno gostoso dentro do meu coração.

Baltasar Lopes

(In Atlântico, 1946)


Lido no blogue Casa e Verbo.


Baltasar Lopes da Silva (Caleijão, São Nicolau, 1907 - Lisboa, 1989) foi um escritor, poeta e linguista de Cabo Verde que escreveu em português e em crioulo.

Continua na Wikipédia.