Histórico
Fundada em 1994, o primeiro grande projecto da CAIS, foi a criação de
uma revista com o nome da Associação, que fosse vendida, na rua, por
pessoas sem casa/lar, social e economicamente vulneráveis, em situação
de privação, exclusão e risco.
A partir de 2003, a Associação CAIS procurou expandir a sua área de actuação através da criação de um Centro CAIS.
O Centro, além de funcionar como sede da Associação, entende, de
forma integrada, apoiar pessoas sem casa/lar e outros grupos excluídos e
empobrecidos, na gestão do seu tempo livre. Apresenta-se como um centro
de dia polivalente, com uma primeira localização em Lisboa e,
posteriormente no Porto.
Educar para a vida activa é a sua preocupação de fundo.
Um instrumento de capacitação para a participação de pessoas em situação de Sem-Abrigo.
Inspirada na revista inglesa, The Big Issue, a Revista CAIS é a primeira criação da Associação, e tem-se revelado uma estratégia sócio/cultural de sucesso, nos processos de acompanhamento psicossocial e profissional dos sem-abrigo, e de outras pessoas em risco. São estes que a vendem, em exclusivo, na rua.
Privilegia as temáticas sociais, culturais e cientificas na selecção e abordagem editorial. O seu principal objectivo é despertar os leitores e a opinião pública em geral, para as problemáticas sociais relacionadas com os sem-abrigo e com outras formas de exclusão.
O preço de capa são 2€ e a receita das vendas reverte para os vendedores (70%).
É distribuída por instituições de cariz social em todo o país, que seleccionam, entre os seus utentes, os vendedores CAIS.
A revista CAIS não é um porto de chegada, mas um ponto de partida, uma resposta de transição para a vida activa.
Inspirada na revista inglesa, The Big Issue, a Revista CAIS é a primeira criação da Associação, e tem-se revelado uma estratégia sócio/cultural de sucesso, nos processos de acompanhamento psicossocial e profissional dos sem-abrigo, e de outras pessoas em risco. São estes que a vendem, em exclusivo, na rua.
Privilegia as temáticas sociais, culturais e cientificas na selecção e abordagem editorial. O seu principal objectivo é despertar os leitores e a opinião pública em geral, para as problemáticas sociais relacionadas com os sem-abrigo e com outras formas de exclusão.
O preço de capa são 2€ e a receita das vendas reverte para os vendedores (70%).
É distribuída por instituições de cariz social em todo o país, que seleccionam, entre os seus utentes, os vendedores CAIS.
A revista CAIS não é um porto de chegada, mas um ponto de partida, uma resposta de transição para a vida activa.
Clicar para ver os Projetos da CAIS